Nossas Certificações

FSSC22000.png

Certificação FSSC22000

Food Safety System Certification (FSSC) 22000, assegura que os processos de fabricação de açúcar atendem aos requisitos de segurança do alimento estabelecidos mundialmente, garantindo assim um alimento seguro ao consumidor final.

 
KOSHER.png

Certificação Kosher

Garante a fabricação de alimentos conforme a lei judaica. É mundialmente reconhecida e atribuída como sinônimo de controle máximo de qualidade.

 
RENOVABIO.png

Certificação Renovabio

O programa Renovabio é a Política Nacional de Biocombustíveis, instituída através da Lei nº 13.576/2017, que tem como objetivos reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e uso de biocombustíveis, e dessa forma contribuir para o cumprimento dos Compromissos nacionalmente determinados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris.

 
BONSUCRO.png

Certificação Bonsucro

Bonsucro é uma organização global com múltiplas partes interessadas e sem fins lucrativos que existe para promover a produção, processamento e comercialização sustentável da cana-de-açúcar em todo o mundo. A Bonsucro apoia uma comunidade de mais de 250 membros em mais de 50 países, de todos os elementos da cadeia de abastecimento da cana-de-açúcar, incluindo agricultores, moleiros, comerciantes, compradores e organizações de apoio. A USINA PETRIBU é certificada e compartilha da visão Bonsucro, por um setor da cana-de-açúcar com comunidades de produtores prósperas e sustentáveis ​​e cadeias de abastecimento resilientes e garantidas. 

 
IQB.png

Certificação IQB

O IQB - Instituto Brasileiro de Qualificação e Certificação possui a acreditação para certificação de embalagens destinadas ao envasilhamento de álcool etílico, inclusive na forma de gel, pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). A Usina Petribu atende aos padrões de certificação compulsória destinados às empresas envasilhadoras de álcool etílico, e aplicados às embalagens destinadas ao envasilhamento de álcool etílico, com foco na segurança do usuário.

 
PROTERRA.png

Certificação Proterra

O Padrão ProTerra é reconhecido mundialmente como a referência em responsabilidade social e sustentabilidade ambiental na indústria de alimentos. A USINA PETRIBU atua conforme padrões ProTerra.

 
SMETA.jpg

Certificação SMETA

SMETA (Sedex Member Ethical Trading Audit), ou “Auditoria do Comércio Ético dos membros Sedex” é o procedimento de auditoria desenvolvida pelo Sedex Associate Auditor Group (AAG), pertencente ao Sedex (Supplier Ethical Data Exchange), organização inglesa sem fins lucrativos, que une conceitos das normas OHSAS 18001, SA 8000 e ISO 14001, conjugando boas práticas empresariais com técnicas de auditoria ética, sendo pré-requisito dos mais exigentes mercados para a contratação de fornecedores. Trata-se de um sistema de publicação de relatórios de auditoria por seus membros, para a realização de intercâmbio de dados globais sobre boas práticas de trabalho em cadeias produtivas. O objetivo do procedimento é que fabricantes e fornecedores demonstrem seu compromisso com as boas práticas na cadeia de fornecimento, de acordo com o protocolo de auditoria SMETA, que, em suma, pretende abolir a exploração infantil, primando por condições de trabalho salubres, salários e jornada de trabalho justas, além de promover o conhecimento sobre a cadeia produtiva.
Essa norma também trata dos eventuais impactos no meio ambiente, bem como sobre a garantia de acordos comerciais éticos, tudo isso podendo ser aferido com o conhecimento dos detalhes que permeiam o processo de trabalho e de produção, o que auxilia na gestão de riscos, contribuindo com a comunidade e a sociedade em geral, aumentando, desse modo, a eficiência e trazendo sustentabilidade ao negócio. As auditorias SMETA realizadas na USINA PETRIBU são pautadas por quatro pilares (normas de saúde e segurança, meio ambiente a gestão empresarial), que observam as normas do Direito Trabalhista articuladas pelas Organizações Internacionais do Trabalho.

 
URSA.png

Certificação URSA

URSA (Understanding Responsible Sourcing Audit) é uma auditoria de contratação responsável lançada pela Unilever, uma das maiores fabricantes do mundo, que objetiva realizar o mapeamento de riscos para os direitos humanos na cadeia produtiva, inovando em questões de novas políticas adotadas, que reconhece os negócios responsáveis e prima pela efetivação de remuneração justa aos colaboradores. Esta certificação permite ainda a avaliação do desempenho e da conformidade dos fornecedores e produtores com todas as normas aplicáveis, o que inclui a adesão à Política de Sourcing Responsável (RSP) da Unilever, após o registro da empresa no USQS (Unilever Supplier Qualification System). A URSA vai muito além dos protocolos comumente aceitos pela indústria em geral porque avalia as práticas dos fornecedores em padrões de trabalho, saúde e segurança, direitos humanos, integridade empresarial, gestão ambiental e de questões relativas à posse de terras.
A Usina Petribu, preocupada em coibir abusos sistêmicos de direitos humanos em sua cadeia produtiva, aderiu às certificações SMETA (2014) e URSA (2016), garantindo, assim, a procedência e qualidade de matéria prima, dos insumos e da qualidade de vida de seus colaboradores.

 
ABRINQ2.png

Certificação Abrinq

A Fundação Abrinq reconhece que a USINA PETRIBU S/A é comprometida com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes do Brasil.

 
COCACOLA1.png
COCACOLA2.png

Certificação Coca Cola

A USINA PETRIBU atende aos requisitos de auditoria de qualidade da The Coca-Cola Company (TCCC) conforme o GAM – Global Audit Module e o CSAM & Requisitos BU onde são avaliados o grau de risco nos processos implementados por nossa unidade produtora de açúcar, que possam impactar na qualidade da TCCC. As auditorias da TCCC também verificam se o ingrediente é produzido, estocado e embarcado sob condições sanitárias apropriadas para uso em indústria de alimentos e, concomitantemente, confirma a eficácia de implementação das ações corretivas como resposta aos eventos individuais identificados nas auditorias de qualidade.

A USINA PETRIBU está em conformidade com o Supplier Guiding Principles (SGP) da TCCC ao desenvolver e implementar processos de negócios internos adequados às melhores práticas mundiais quanto aos direitos humanos e no local de trabalho. Desde 2014 nossa unidade fabril é reconhecida por seguir os princípios estabelecidos em auditorias SGP, as quais são um instrumento vital de devida diligência em direitos humanos para a empresa.

 
ICS.png

Certificação ICS

ICS (Initiative Clause Sociale) é uma iniciativa setorial internacional com o objetivo de melhorar as condições de trabalho ao longo das cadeias de abastecimento globais de seus varejistas e marcas membros. A USINA PETRIBU atende aos requisitos de segurança do alimento, controle de riscos ambientais e boas práticas de fabricação conforme padrões exigidos por clientes e grandes redes varejistas quanto ao programa ICS.

 
IFS.png

Certificação IFS Global Markets Food

Atende aos padrões da International Featured Standards (IFS), uma associação de varejistas e empresas industriais com um objetivo comum de garantir os processos ao longo da cadeia de abastecimento e avaliar requisitos de qualidade, transparência e eficiência resultantes da globalização. Nossos clientes varejistas, através de auditorias de segunda parte, inspecionam um conjunto de procedimentos harmonizados para estabelecer nossa capacidade de fabricar e manusear produtos seguros de acordo com suas especificações. A USINA PETRIBU é fornecedora certificada na IFS e isso significava que durante as auditorias, fomos confrontados com uma gama altamente diversa de requisitos a partir de uma lista de verificação comum de auditoria aplicável a todas as empresas GPA, Carrefour e Big.

 
1539030078139_edited.jpg
fda-logo.jpg

Certificação Maloney para fins de FDA

Certificada na Food Safety System Certification (FSSC) 22000, uma norma aprovada pela Global Food Safety Initiative (GFSI), portanto reconhecida internacionalmente. Dessa forma nossa organização está alinhada aos padrões mundias de garantia de produção de alimentos seguros. A USINA PETRIBU é registrada, certificada e agenciada nos Estados Unidos da América (EUA) pela Maloney Commodity Services como produtor estrangeiro de alimentos para fins da Food and Drug Administration (FDA) de acordo com a Lei de segurança da saúde pública e prevenção em resposta ao bioterrorismo e a Lei de modernização da segurança de alimentos (FSMA) dos EUA.

 
FoodSafety.png

Mercado Europeu: Atende clientes do mercado comum EU 

Certificada na Food Safety System Certification (FSSC) 22000, uma norma aprovada pela Global Food Safety Initiative (GFSI), portanto reconhecida internacionalmente. Dessa forma nossa organização está alinhada aos padrões mundias de garantia de produção de alimentos seguros. Reconhecemos nosso compromisso com a União Europeia e compartilhamos com seus princípios de proteção à saúde do consumidor e buscamos atender eficazmente os controles estabelecidos por autoridades competentes europeias.